sábado, 1 de maio de 2010

Planejando Espaços para a Salvação e Crescimento Espiritual dos Pequeninos

Jesus disse: “Deixai vir a mim todas as criancinhas”, isto é, Jesus também deseja ser conhecido no meio delas. E para que isto aconteça demos apresentá-las ao Senhor. Mas como fazer?

Hoje em dia por meio da tecnologia podemos pesquisar diversas informações que nos ajudam a agregar valores ao nosso conhecimento, onde conseguiremos nos atualizar e melhorar o nosso desempenho de educador.

Para ser entendido pelos pequeninos devemos nos fazer entender, mas como? Falando a mesma linguagem que as crianças. Nada de palavras de difícil entendimento, o vocabulário deve ser entendido pelos seus alunos.

O ambiente deve ser alegre, colorido, mas sem poluição visual, com objetos em excesso. Tudo deve ser moderado, inclusive os tão famosos “cantinhos”.

Os cantinhos são usados em diversos momentos, e as crianças gostam disto. Elas gostam do movimento na aula. Você já percebeu como é cansativo ficar sentado por horas ouvindo, ouvindo e não podendo participar em nada. É, muitas vezes as nossas aulas são assim e nossos alunos se sentem desestimulados, por isto o comportamento não é agradável.

Então, foram criados os cantinhos, que possuem suas atribuições, para tornar as aulas mais interessantes e as crianças participam ativamente. Vamos conhecê-los?

Cantinho da História

É o local onde os alunos ouvem as histórias bíblicas, ou qualquer outro conteúdo passado na aula. Após a fala do professor é normal que eles queiram comentar, isto é, falam bastante. É bom que os pequenos ouçam e possam ser ouvidos, para perceberem que eles também podem falar sem proibições. Assim eles se sentem mais a vontade com o educador.

Neste cantinho pode haver um tapete emborrachado com almofadas coloridas para as crianças e o professor sentarem, também é bom que possua uma estante, ou cestinha com vários livros, para que em alguns momentos os alunos possam estar manuseando os livros. Desta forma, você estará estimulando seus educandos ao hábito da leitura, mesmo que eles ainda não saibam ler.

É importante que haja uma música antes que ocorra este momento, para eles perceberem que está no momento de se calarem e prestarem atenção, para que depois possam comentar aquilo que ouviram. Conheço uma: “Zip, Zap, Zum, minha boca vou fechar. Fechei e não vou mais abrir.”

Cantinho do Louvor

Neste cantinho as crianças saberão que irão louvar ao Senhor e que sua postura será diferente em relação ao da História.

Nele podem existir microfones de plásticos, instrumentos musicais confeccionados pelos próprios alunos e pelo professor e rádio com cd’s.

O educador pode escolher algumas crianças para “ministrarem” o louvor (as que ficarão com os microfones e com os instrumentos, é importante que todos participem e que não sejam sempre os mesmos alunos). Desta forma você estará estimulando seus alunos a adorarem à Deus e os que possuem chamado para o louvor, perderão a inibição.

Cantinho das Artes (ou Sucatas)

Este cantinho serve para estimular a coordenação motora fina de seus alunos e a criatividade. O ideal é que possua uma mesa somente para a confecção de materiais artísticos. Todo tipo de sucata, tinta, massa de modelar, cola colorida, areia, lixa, retalhos e etc, serão bem-vindos.

O trabalho deve ser livre e direcionado. Livre por que a própria criança irá confeccionar sua arte e direcionado por que o ideal é que seja sempre de acordo com o tema da aula. Por exemplo, a aula foi referente a vida de Jonas, uma criança pode confeccionar uma baleia, outra o mar, outra a cidade de Nínive, outra Jonas e assim por diante.

Cantinho do Teatro

Este cantinho também pode ser utilizado no momento da contação da história. Onde o professor pode usar as próprias crianças para dramatizarem a história do dia, ou um fantoche contar a história, ou os dedoches. Lembrando que fantoche não vai para o céu, somente pessoas.

O ideal é que neste cantinho possua um espelho na altura das crianças, fantasias, perucas, máscaras, óculos, chapéus e tudo mais que for permitido para ser trabalhado o jogo simbólico e as atividades corporais. Não se assuste com a criatividade de seus alunos!

Cantinho da Oração

Como o nome já diz este cantinho será para pedidos de orações e agradecimentos. Deixe que as crianças falem seus pedidos, você irá se surpreender com os pedidos, pois as crianças percebem tudo o quê acontece em casa. E o momento do agradecimento também não será diferente.

Você pode fazer um quadro escrito “Cantinho da Oração”, onde serão colocados os pedidos por escrito em um papel especial, tipo em forma de coração, enfim, use sua criatividade! E não se esqueça dos agradecimentos, que devem ser divulgados, para que seja estimulada a fé das crianças.

Não se esqueça de falar para seus alunos que Deus responde as nossas orações, mas nem sempre a resposta é a que queremos receber. Muitas vezes Deus diz não, sim ou até meso não diz nada, onde é o momento que devemos esperar. Os pequeninos devem aprender que Deus é Soberano e tudo que Ele faz tem um propósito bom para nós.

Cantinho Missionário

No Cantinho Missionário deve haver um quadro com nomes, fotos de missionários e crianças de outras etnias. Também é bom que haja uma caixa de doações, onde as crianças colocarão doações diversas (brinquedos, alimentos, roupas, etc) que serão enviados para os missionários. Desta forma será estimulado o sentimento de solidariedade, amizade, desejo de ajudar e o amor pelo próximo.

Cantinho dos aniversariantes

Um quadro com datas e nomes dos aniversariantes, que devem ser lembrados e comemorados. A periodicidade fica a critério do professor, a cada trimestre, a cada mês, enfim, você irá decidir. Bom é que seja comemorado, pois a criança se sente importante por ser lembrada, muitas vezes nem seus próprios familiares fazem isto por ela.

Cantinho dos Brinquedos, Jogos ou Brincadeiras

Eles devem ser supervisionados e mediados pelo professor, sempre de acordo com o tema da aula. Caso a Igreja não tenha como adquirir os jogos e os brinquedos, os professores podem confeccioná-los ou até mesmo pedir doações.

Cantinho das Atividades

Essas atividades, normalmente, são dadas após o momento da história, para fixação do conteúdo. Esse cantinho deve possuir mesas e cadeiras. O professor irá mediar a atividade explicando passo a passo, para que não fique dúvidas referente ao conteúdo.


Você deve estar se perguntando qual deve ser o tamanho da sala para caber tantos cantinhos, mas é claro que você irá adaptar de acordo com a realidade de sua sala, muitas vezes o cantinho das atividades é o mesmo que o da história, enfim, o mais importante é que você, educador, seja o mais compreendido possível por seus alunos, onde eles irão aprender mais de Deus, jamais esquecerão e saberão pôr em prática a Palavra de Deus.

Espero que você busque mais de Deus e de outras fontes para que seu Ministério seja próspero no Senhor. Deus te abençoe.

2 comentários:

  1. ficou lindo! nossa como mexe conosco , esse post.. vc tirou da onde , vou fazer outro imail para ti segui.. parabéns muito lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. vc viu sai com o nome do blog , vou cancelar meu imal. para depois fazer outro.. beijos

    ResponderExcluir