O termo TDAH refere-se a um dos distúrbios de comportamento mais freqüentes na idade escolar (infância) e frequentemente acompanha a pessoa por toda a sua vida. Ele é caracterizado por um nível de atividade motora excessiva (inquietude), déficit de atenção (desatenção) e falta de autocontrole (impulsividade). Em inglês, também é conhecido como ADD, ADHD ou AD/HD.
O TDAH é comum?
Este transtorno é mais comum em crianças e adolescentes, ocorrendo em 3 a 5% das crianças, em diversas regiões do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha a pessoa na sua vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
POSSÍVEIS CAUSAS:
. Genética
. Complicações perinatais
. Lesão Cerebral ocasionada por intoxicação de chumbo
SINTOMAS:
. Falta de coordenação motora
. Desatenção
. Hiperatividade
. Impulsividade
DIAGNÓSTICO:
DIAGNÓSTICO:
Hoje em dia é muito comum rotular uma criança que é muito arteira e agitada e hiperativa, mas na verdade não é assim tão fácil o diagnóstico. Para chegar a esta conclusão é necessário passar por uma equipe de profissionais interdisciplinar (Pedagogo, Psicopedagogo, Psicólogo, Neurologista e familiares). Onde cada um dará uma impressão diagnóstica do caso e junto com os exames se chegará a uma conclusão.
Não tente diagnosticar seu filho sozinho e não se desespere caso ele tenha alguns dos comportamentos abaixo, leve a um especialista para um real diagnóstico. Este questionário é somente para lhe fornecer uma base comportamental da criança/adolescente que possui TDAH. Este questionário é denominado SNAP-IV e foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística - IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiátrica. Esta é a tradução validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ e pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS. Para cada item, escolha a coluna que melhor descreve o(a) aluno(a) (MARQUE UM X):
Como avaliar: 1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente. 2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente. O questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários. IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios. CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima) CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade. CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa). CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas. CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele. |
PROCEDIMENTOS:
. Procurar um especialista no assunto
. Olhe sempre nos olhos
. Atividades físicas
. Auxiliar nas atividades escolares
. Elogie seus avanços
. Estabeleça regras e limites
. Ter paciência
. Não grite
. Quanto mais a voz dela aumenta, mais sua voz deve diminuir
. Se você sente a situação começar a sair do controle, dê um tempo. Dizer que você precisa ir ao banheiro pode ser uma boa receita. Provavelmente a pessoa não vai tentar impedi-lo. Pode ser uma boa idéia Ter um livro grosso em mãos, caso a pessoa esteja realmente transtornada e você precise se afastar por um longo período
. Use de humor (mas não humor sarcástico ou bravo) para apaziguar a situação
. Seja um bom ouvinte
. Diga que você quer entender e trabalhar a situação, mas só pode fazer isso quando as coisas estiverem tranqüilas.
TRATAMENTO:
. Combinação de remédios (Receitados por especialistas)
. Orientação aos pais e professores
. Técnicas específicas ensinadas ao portador do transtorno
PONTOS POSITIVOS:
. Inteligentes
. Criativos
. Trabalhadores
. Energéticos
. Calorosos
. Leais
. Sensíveis
. Confiantes
. Divertidos
. Práticos
EXEMPLOS DE PERSONALIDADES HIPERATIVAS:
Fonte: Orientações médicas
Alexander Graham Bell - (1862-1939)
Inventor do telefone
Inventor do telefone
Beethoven (1770-1827) – compositor
Jim Carrey – ator
Cher – atriz/cantora
Bill Cosby - ator
Tom Cruise - ator
Salvador Dali – pintor
Leonardo da Vinci - (1452-1519) – inventor/artista plástico
Walt Disney – (1901 - 1966 ) – criador do império “Disney”
(um editor de jornal o demitiu porque ele não tinha boas idéias)
(um editor de jornal o demitiu porque ele não tinha boas idéias)
Kirk Douglas - ator
Thomas Edison - (1847-1931) - inventor da lâmpada
(suas professoras disseram que ele era tão estúpido
que não seria capaz de aprender nada)
(suas professoras disseram que ele era tão estúpido
que não seria capaz de aprender nada)
Albert Einstein - (1879-1955) – físico
(só falou com 4 anos e só leu com 7 anos)
(só falou com 4 anos e só leu com 7 anos)
Galileo (Galilei) - (1564-1642) – matemático/astrônomo
Danny Glover – ator
Whoopi Goldberg – atriz
Ernest Hemingway – escritor
Dustin Hoffman – ator
Magic Johnson – jogador de basquete
Micheal Jordan – jogador de basquete
John Lennon - (1940-1980) – compositor (um dos Beatles)
Abraham Lincoln - (1809-1865) – presidente dos EUA
Wolfgang Amadeus Mozart - (1756-1791) – músico
Napoleon Bonaparte - (1769-1873) – imperador
Sir Issac Newton - (1642-1727) – cientista e matemático
Nostradamus - (1503-1566) – físico e profeta
Pablo Picasso - (1882-1973) – artista plástico
August Rodin - (1840-1917) – artista plástico/escultor
Muhammad Anwar al-Sadat - (1918-1981) – presidente egípcio,
ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1976
ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1976
Socrates – filósofo
Steven Spielberg - diretor de cinema
Leo Tolstoy – escritor
Van Gogh – artista plástico
Caso seu filho seja diagnosticado com TDAH, não se desespere, pois podemos sempre contar com o Senhor Jesus. Peça a Ele para lhe conceder graça e sabedoria para lidar com a situação e nunca se esqueça que Ele é Jeovah Rafa - Deus que cura (Caso seja a vontade dEle).
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