quarta-feira, 19 de maio de 2010

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade TDAH


O termo TDAH refere-se a um dos distúrbios de comportamento mais freqüentes na idade escolar (infância) e frequentemente acompanha a pessoa por toda a sua vida. Ele é  caracterizado por um nível de atividade motora excessiva (inquietude), déficit de atenção (desatenção) e falta de autocontrole (impulsividade). Em inglês, também é conhecido como ADD, ADHD ou AD/HD.

O TDAH é comum?
Este transtorno é mais comum em crianças e adolescentes, ocorrendo em 3 a 5% das crianças, em diversas regiões do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade  dos casos o transtorno acompanha a pessoa na sua vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.


POSSÍVEIS CAUSAS:

. Genética
. Complicações perinatais
. Lesão Cerebral ocasionada por intoxicação de chumbo


SINTOMAS:

. Falta de coordenação motora                                      
. Desatenção                                                                
. Hiperatividade    
. Impulsividade




DIAGNÓSTICO:

Hoje em dia é muito comum rotular uma criança que é muito arteira e agitada e hiperativa, mas na verdade não é assim tão fácil o diagnóstico. Para chegar a esta conclusão é necessário passar por uma equipe de profissionais interdisciplinar (Pedagogo, Psicopedagogo, Psicólogo, Neurologista e familiares). Onde cada um dará uma impressão diagnóstica do caso e junto com os exames se chegará a uma conclusão. 

Não tente diagnosticar seu filho sozinho e não se desespere caso ele tenha alguns dos comportamentos abaixo, leve a um especialista para um real diagnóstico. Este questionário é somente para lhe fornecer uma base comportamental da criança/adolescente que possui TDAH.
 
Este questionário é denominado SNAP-IV e foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística - IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiátrica. Esta é a tradução validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ e pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.



Para cada item, escolha a coluna que melhor descreve o(a) aluno(a) (MARQUE UM X):
Nem um pouco
Só um pouco
Bastante
Demais
1. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.




2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer




3. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele




4. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.




5. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades




6. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.




7. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros).




8. Distrai-se com estímulos externos




9. É esquecido em atividades do dia-a-dia




10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira




11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado




12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado




13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma




14. Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora”.




15. Fala em excesso.




16. Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas




17. Tem dificuldade de esperar sua vez




18. Interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos).









Como avaliar:

1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente.
2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente.
O questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários.

IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.
CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)
CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.
CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa).
CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.
CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.


PROCEDIMENTOS:

. Procurar um especialista no assunto
. Olhe sempre nos olhos
. Atividades físicas
. Auxiliar nas atividades escolares
. Elogie seus avanços
. Estabeleça regras e limites
. Ter paciência
. Não grite
. Quanto mais a voz dela aumenta, mais sua voz deve diminuir
. Se você sente a situação começar a sair do controle, dê um tempo. Dizer que você precisa ir ao banheiro pode ser uma boa receita. Provavelmente a pessoa não vai tentar impedi-lo. Pode ser uma boa idéia Ter um livro grosso em mãos, caso a pessoa esteja realmente transtornada e você precise se afastar por um longo período
. Use de humor (mas não humor sarcástico ou bravo) para apaziguar a situação
. Seja um bom ouvinte
. Diga que você quer entender e trabalhar a situação, mas só pode fazer isso quando as coisas estiverem tranqüilas.


TRATAMENTO:

. Combinação de remédios (Receitados por especialistas)
. Orientação aos pais e professores
. Técnicas específicas ensinadas ao portador do transtorno


PONTOS POSITIVOS:

. Inteligentes
. Criativos
. Trabalhadores
. Energéticos
. Calorosos
. Leais
. Sensíveis
. Confiantes
. Divertidos
. Práticos


EXEMPLOS DE PERSONALIDADES HIPERATIVAS:

Fonte: Orientações médicas

Alexander Graham Bell - (1862-1939)
Inventor do telefone




Beethoven (1770-1827) – compositor




Jim Carrey – ator




Cher – atriz/cantora




Bill Cosby - ator




Tom Cruise - ator




Salvador Dali – pintor




Leonardo da Vinci - (1452-1519) – inventor/artista plástico




Walt Disney – (1901 - 1966 ) – criador do império “Disney”
(um editor de jornal o demitiu porque ele não tinha boas idéias)




Kirk Douglas - ator




Thomas Edison - (1847-1931) - inventor da lâmpada
(suas professoras disseram que ele era tão estúpido
que não seria capaz de aprender nada)




Albert Einstein - (1879-1955) – físico
(só falou com 4 anos e só leu com 7 anos)




Galileo (Galilei) - (1564-1642) – matemático/astrônomo




Danny Glover – ator




Whoopi Goldberg – atriz




Ernest Hemingway – escritor




Dustin Hoffman – ator



Magic Johnson – jogador de basquete




Micheal Jordan – jogador de basquete




John Lennon - (1940-1980) – compositor (um dos Beatles)




Abraham Lincoln - (1809-1865) – presidente dos EUA




Wolfgang Amadeus Mozart - (1756-1791) – músico




Napoleon Bonaparte - (1769-1873) – imperador




Sir Issac Newton - (1642-1727) – cientista e matemático




Nostradamus - (1503-1566) – físico e profeta




Pablo Picasso - (1882-1973) – artista plástico




August Rodin - (1840-1917) – artista plástico/escultor




Muhammad Anwar al-Sadat - (1918-1981) – presidente egípcio,
ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1976




Socrates – filósofo




Steven Spielberg - diretor de cinema




Leo Tolstoy – escritor




Van Gogh – artista plástico


Caso seu filho seja diagnosticado com TDAH, não se desespere, pois podemos sempre contar com o Senhor Jesus. Peça a Ele para lhe conceder graça e sabedoria para lidar com a situação e nunca se esqueça que Ele é Jeovah Rafa - Deus que cura (Caso seja a vontade dEle).




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